Web Push notifications são notificações instantâneas enviadas para os usuários através de navegadores, como o Chrome, o Firefox e o Opera. Já deve se ter dado conta, sobretudo, em sites produtores de conteúdo como publicações online de jornais ou blogs, em pop ups no seu navegador.

Se no email, o opt-in, ou seja, o seu consentimento para dar os seus dados pessoais é realizado por intermédio de um formulário de inscrição onde normalmente pede o email do usuário para se cadastrar, no web push isso não é necessário!

Só precisa de um clique para realizar a inscrição (opt-in).

Como o Web Push funciona?

Estas notificações são enviadas através do navegador (Chrome, Firefox ou Opera), mesmo que estejam fechados. Quando forem abertos as notificações vão ser disparadas.

São mensagens curtas e mais diretas e objetivas. O objetivo é levar os usuários a entrar no seu site através dessas notificações, aumentando o engagement e fazendo o usuário regressar ao site para ler os seus artigos ou até para comprar caso tenha um ecommerce.

 

Web Push Notifications vs Push Mobile

As Web Push Notifications não funcionam apenas nos navegadores dos computadores. Funcionam também nos dispositivos móveis como tablets ou smartphones, mas… atenção! Não confunda Web Push Notifications com Notificações Push Mobile.

As Web Push Notifications estão apenas ligadas a um website, e apesar de aparecerem nos smartphones da mesma forma que as notificações push a que já estamos habituados, estas só aparecem quando um usuário abre o navegador, mesmo que não vá ao seu site.

As notificações push mobile, por sua vez, estão ligadas a aplicativos que um usuário tem que ter instaladas no seu smartphone. Isso significa que agora pode beneficiar de todas as vantagens das notificações push sem precisar ter uma app.

 

Razões para Utilizar Web Push Notifications

Mantêm os seus visitantes informados

As Web Push Notifications podem ser de vários tipos, e todas têm o objetivo de atrair novos usuários, ou trazer usuários antigos de volta para o seu site. Pode, por exemplo:

  • Informar de novos updates no site, ou novidades de conteúdo que possam interessar ao usuário;
  • Informar determinado usuário do abandono de carrinho, se este sair do site antes de completar uma compra;
  • Promover novos conteúdos ou produtos no seu site, ou até mesmo a promover campanhas de descontos.

 

Funcionam em qualquer dispositivo

Como já leu acima, as Web Push Notifications funcionam tanto no computador como num tablet ou smartphone.

Quer seja num navegador do computador, quer seja num navegador do tablet ou até mesmo do seu smartphone, as notificações web push podem chegar a qualquer pessoa. Num tablet ou smartphone, a partir do momento em que o usuário permite o envio de notificações web push, estas aparecerão da mesma forma que aparecem as notificações push dos seus aplicativos.

O único sistema que atualmente ainda não suporta notificações Web Push é o iOS.

 

Funcionam com base em permissão

Isto significa que quando um usuário entra no seu website aparece uma janela de permissão (opt-in: que pode ser nativo do seu navegador ou personalizado), que pergunta se este deseja ou não receber notificações do website. A partir do momento em que permitir o envio de notificações, estas começarão aparecendo na tela sempre que o usuário tiver o navegador aberto independentemente de estar no seu site ou não.

 

Maior facilidade para os usuários

Com as Web Push notifications, os usuários não precisam de se preocupar em colocar o seu email ou quaisquer dados pessoais para poderem receber avisos do seu site.

Portanto, sendo fácil, simples e rápido ativar as notificações, e sabendo que podem desativá-las a qualquer momento, cada vez mais os usuários permitem o envio destas notificações. Isso significa um elevado número de inscrições, o que leva à conversão de muitos usuários em visitantes e clientes regulares.

 

Maior eficácia

As Web Push notifications chegam instantaneamente do seu site até aos consumidores ou visitantes da sua página. Como aparecem diretamente na tela dos usuários ao invés de entrar numa caixa de correio, a probabilidade de cliques nas notificações é maior.

Para além disso, as Web Push Notifications são personalizadas para cada segmento de clientes, com base nos seus interesses. São ativadas conforme o comportamento do usuário na Internet. Pode, por exemplo, enviar uma notificação de carrinho abandonado alguns momentos após um usuário sair do seu site sem terminar uma compra.

 

Curtiu? Veja também quais são as tendências do Marketing para 2021.