Duas coisas que uma empresa não pode perder de forma alguma: tempo e dinheiro. Por isso, muitos empreendedores buscam formas de otimizar seus lucros e fortalecer sua marca no mercado em que atuam. Sem dúvida, a principal estratégia que vai ao encontro desses objetivos é a publicidade, e esse tem sido o caminho traçado por muitas empresas.

Segundo dados da IAB (Interactive Advertising Bureau) Brasil, no último ano, os investimentos em mídia paga online cresceram 26% no país. Mas qual o motivo desse aumento e por que sua empresa ficará para trás se não iniciar essa estratégia? É sobre isso que vamos falar neste post. Acompanhe!

O que é mídia paga online?

Há muitas décadas, a mídia é o principal canal de divulgação de produtos e serviços. E os meios mais populares e tradicionais que nos vêm à mente são jornais, revistas, rádio e TV. No entanto, com a expansão e popularização da internet, existe um público cada vez maior consumindo conteúdos online, seja em blogs, em redes sociais ou em plataformas de streaming de vídeo, como o YouTube.

Então, se o seu público está lá, você também precisa marcar presença nesse ambiente. O modo mais rápido e direto de fazer isso é por meio da mídia paga. Existem diversas maneiras de fazer publicidade paga na web, desde anúncios em redes sociais, como o Facebook, até em propagandas inseridas em vídeos no YouTube.

Apesar de esse tipo de mídia ser paga, isso não deve ser encarado como uma despesa, mas sim como um investimento. Afinal, com essa estratégia, a empresa ganha maior visibilidade, fortalece sua marca e atrai um público qualificado que se converterá em mais lucros para o negócio.

Vamos nos aprofundar mais nas vantagens dessas ações em relação aos modelos tradicionais de divulgação.

Quais as vantagens da mídia paga para o seu negócio?

As empresas que não estão investindo em mídia paga digital sem dúvida estão ficando para trás. O crescimento do meio online é absurdamente evidente. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) de 2015 divulgado pelo IBGE, 57,5% da população brasileira navega na internet — são mais de 100 milhões de brasileiros!

E a ideia de que o meio digital é para jovens também caiu por terra. Segundo o mesmo estudo, os brasileiros maiores de 40 anos de idade são a maioria na rede mundial de computadores.

Esses dados mostram o potencial de alcance que a mídia paga online pode ter. Então, considere algumas vantagens em fazer esse investimento:

Os internautas são compradores em potencial

A pesquisa Consumidor Digital 2017 revelou que 93% dos internautas brasileiros já realizaram compras online. Realmente, a web se tornou uma plataforma perfeita para pesquisar produtos, opinar sobre eles e adquiri-los com toda a comodidade. Com as novas ferramentas de segurança cada vez mais avançadas, o e-commerce conquistou uma credibilidade maior do consumidor.

Dá maior visibilidade ao negócio

Por mais que a sua empresa utilize mídia orgânica, seu público talvez não chegue a consumir nem 20% do que você produz. Assim, se o negócio depende exclusivamente dessa estratégia, correrá o risco de perder sua influência e alcance com o tempo.

Por outro lado, a mídia paga permite que a empresa vá além daqueles que já conhecem o seu negócio e tem o potencial muito maior de alcançar uma audiência ainda mais ampla.

Aumenta o tráfego dos seus canais online

A mídia paga por meio de anúncios e banners, por exemplo, trabalha com links clicáveis, dando uma oportunidade fácil e rápida de o usuário acessar seu site, conhecer sua empresa, seus produtos e serviços e, assim, fechar um negócio.

Lembre-se também de que, quanto maior é o tráfego no seu site, melhor será o seu posicionamento nos motores de busca. Assim, essa é também uma estratégia de SEO.

Possui valores flexíveis

Quando se fala em investimento, muitos empreendedores logo torcem o nariz. No entanto, a mídia paga possui planos bem flexíveis, com valores que vão variar conforme suas necessidades e estratégias. O Google Adwords, por exemplo, tem planos diários e mensais — e você só paga pelos cliques.

Assim, a empresa não precisa fazer um investimento oneroso logo de início, tornando a iniciativa bem acessível mesmo para empresas de pequeno e médio portes.

Facilita a segmentação do público

Segmentar o público é uma das ações de marketing mais importantes, porque ajuda sua empresa a ser mais eficiente em suas estratégias, sem precisar dar um tiro no escuro, por assim dizer. Em um tipo de mídia tradicional, como um outdoor, o anúncio é exibido para todo tipo de pessoas, fazendo elas parte do seu público-alvo ou não.

A mídia paga online, por outro lado, permite que você direcione sua publicidade conforme o perfil ou ação do seu público. A segmentação pode ser por localização geográfica, idade, sexo, tipo de pesquisa realizada, palavra-chave utilizada etc. Assim, quanto mais direcionado é seu anúncio, maior será a possibilidade de o usuário se tornar um comprador — simples assim!

Fornece ferramentas para a mensuração de resultados

As plataformas de anúncios online contêm dashboards que informam quantas pessoas clicaram em seus anúncios, quantas dessas colocaram seus produtos no carrinho de compras e quais efetivamente compraram. Esses relatórios gerenciais contribuem para que você aprimore suas estratégias e, assim, melhore ainda mais seus resultados.

Agora que você já está por dentro das vantagens da mídia paga online, saiba quais são as principais plataformas para você começar agora mesmo!

Quais as mídias pagas mais comuns?

Seus anúncios podem ser exibidos em diversas plataformas, como redes sociais, buscadores, players de streaming de vídeo, entre outros. As principais são:

Google AdWords

Não tem quando você faz uma pesquisa no Google e alguns links ficam em destaque logo no início da lista? Ou quando você acessa um blog e há um banner com um anúncio na lateral ou em algum outro local da página? Esses anúncios são criados e controlados por meio do Google AdWords.

É a plataforma de anúncios número um do mercado atualmente. O anúncio pode ter diversos formatos e ser posicionado em diferentes locais, como:

  • banners: usam uma arte gráfica bem atraente com imagens, animações e elementos interativos;
  • textos: formato simples com nome da empresa, uma descrição e o link;
  • aplicativos: específicos para aplicativos para smartphones e tablets;
  • Gmail: anúncios são exibidos diretamente na caixa de entrada do e-mail;
  • YouTube: são exibidos vídeos da campanha antes ou no meio do streaming.

Para o Google avaliar quais anúncios pagos serão exibidos prioritariamente, ele utiliza um índice de qualidade, composto por:

  • CTR (click-through rate), ou taxa de cliques — a proporção entre o número de exibições do anúncio e o número de cliques feitos por usuários;
  • relevância;
  • página de destino.

Facebook ads

Aqui, a publicidade ocorre dentro das páginas do Facebook. Essa é uma plataforma muito importante para as estratégias de divulgação. Afinal, segundo a própria rede social, são mais de 102 milhões de brasileiros interagindo com amigos e empresas. Além disso, o Facebook detém muitas informações sobre seus usuários, como preferências, interesses, viagens realizadas, idade, sexo, localização e muito mais.

Todos esses dados contribuem para campanhas muito bem segmentadas e com objetivos muito definidos, como:

  • otimizar o tráfego da sua Fan Page ou site;
  • aumentar conversões;
  • aproximar as pessoas ao seu negócio;
  • divulgar e aumentar a participação em um evento;
  • conseguir visualizações para um vídeo;
  • divulgar promoções e ofertas.

Como começar?

Em todas essas plataformas, é importante ter um bom planejamento, para que as estratégias sejam bem-sucedidas e atinjam os objetivos do negócio. Esse planejamento engloba:

  • definir um investimento a ser utilizado na campanha;
  • segmentar seu público, ou seja, entender o perfil das pessoas com quem quer conversar e criar anúncios que sejam atrativos para eles, que os movam à ação;
  • trabalhar com palavras-chave que sejam usadas por seu público, que elas usariam em uma pesquisa em buscador, por exemplo;
  • não ser invasivo ou agressivo em seus anúncios e buscar ser sucinto e claro em seus textos publicitários.

A mídia paga online está sempre evoluindo, e a cada dia seu potencial de atrair e converter usuários aumenta. Quando usado de forma consciente e criativa, os resultados são extraordinários e mais rápidos do que a mídia orgânica e outros métodos tradicionais, embora juntos eles se complementem.

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