Você já ouviu falar na prática Full Commerce? Essa prática visa terceirizar as operações de uma loja virtual, e isso inclui todos os processos, desde cadastro de produtos até a logística.

Esse modelo tem ganhado força no mercado pela vantagem que oferece, uma vez que você não precisa se preocupar com a gestão de microprocessos do dia-a-dia. Desta forma, você pode se dedicar inteiramente ao sucesso do seu negócio.

O varejo online vem movimentando a economia brasileira, principalmente nesse momento de Pandemia do COVID-19, no qual as lojas físicas estão fechadas. Entretanto, a falta de conhecimento referente à manutenção desse tipo de negócio faz com que  boa parte delas deixem de existir no primeiro ano de funcionamento. Nesse aspecto, a prática full commerce auxilia suas operações no meio virtual e aumenta suas chances de ser bem sucedido.

Esse esquema já existe há alguns anos e é muito usado nos Estados Unidos e na Europa. No Brasil, a prática ganhou força no último ano.

 

Como funciona a prática Full Commerce

As empresas que oferecem o serviço de Full Commerce, geralmente cobram apenas um valor percentual em cima das vendas da empresa. Como conclusão, há um esforço maior de todos os envolvidos no processo para aumentar as suas vendas. A implementação da prática full commerce garante que os custos sejam reduzidos e as vendas aumentem.

 

Quais partes do negócio podem ser terceirizadas?

De maneira geral, as áreas da empresa que podem ser terceirizadas são:

  • Planejamento;
  • Implantação da loja;
  • Operação;
  • Estocamento de mercadorias;
  • Meios de pagamento;
  • Logística;
  • Marketing;
  • Atendimento ao cliente.

 

Vantagens da prática Full Commerce

A prática Full Commerce necessita de bons investimentos em tecnologia para um melhor controle de todas as informações referente as vendas. Além disso, esse modelo de negócio oferece diversos benefícios para quem adota essa modalidade. Veja alguns deles abaixo.

 

Monitoramento de canais

Com a terceirização dos canais de comunicação e atendimento, é possível fazer um acompanhamento mais preciso e oferecer um suporte maior ao cliente. Sendo assim, seu público se sente mais acolhido, o que gera um bom feedback para a sua empresa.

 

Facilidade na resolução de problemas

No Full Commerce, cada área da empresa é dirigida por uma equipe específica, com isso a resolução de problemas, no geral, acaba acontecendo de maneira mais rápida. Essa otimização no tempo para solucionar as questões do dia a dia faz com que todas as etapas do processo de venda online aconteça mais rapidamente.

 

Aumento nas vendas

O aumento das vendas com a prática Full Commerce acontece principalmente por conta da agilidade que citamos anteriormente. Com processos bem alinhados é possível oferecer mais do que o cliente está espera. Uma boa experiência de compra impulsiona novas vendas, gerando assim, o aumento desejado. Como conclusão, sua empresa se torna mais competitiva no mercado.

 

Fidelização dos clientes

Seguindo o aumento das vendas, mais pessoas passam a comentar sobre sua loja e automaticamente é criada o que chamamos de “rede de ajuda”. Nesse cenário, os seus clientes passam a recomendar a sua marca de maneira que aguça a curiosidades de outras pessoas a vivenciarem essa experiência positiva de compra. Quando o cliente vive esse momento prazeroso, a fidelização da marca é uma consequência certa.

 

Full Commerce é tendência de mercado

A tendência é que cada vez mais empresas sejam adotem a prática full commerce, pois esse método gera alcance de resultados que aumentam os lucros, assim como coloca a empresa à frente da concorrência. Entretanto, é importante frisar que sua aplicação necessita de comprometimento tanto do empreendedor do negócio online como da empresa terceirizada. Os dois devem trabalhar unidos para que toda a dinâmica funcione.

As ambições do seu negócio e suas competências internas vão determinar o tipo de solução que deve ser buscada no mercado. Então, use a tecnologia ao seu favor e boas vendas!

 

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