Usar as mídias sociais para alcançar o público de sua loja virtual é indispensável nos dias de hoje. Segundo a pesquisa Digital in 2016, 45% da população brasileira utiliza alguma rede social no seu dia a dia. E esse número pode aumentar consideravelmente nos próximas anos, uma vez que 91% da população adulta possui um smartphone.

Diante de dados tão expressivos, é impossível não incluir o gerenciamento de mídias sociais na estratégia de marketing digital de seu e-commerce.

E para ajudá-lo a ter mais sucesso, listamos 4 dicas essenciais para a criação do perfil de sua loja. Confira:

Esteja nas redes sociais usadas por seus clientes

Pode parecer óbvio, mas de nada adianta investir na criação de perfis em todas as redes sociais disponíveis se os seus clientes não estiverem por lá.

Por isso, antes de criar perfis em todas as redes sociais disponíveis busque compreender sua persona e identifique quais mídias sociais ela realmente utiliza no seu dia a dia. Se tiver dúvidas, pergunte a seus clientes e prospects quais rede sociais eles usam.

Fazendo isso, você evita falar com um público que não é interessante para sua empresa, economizando tempo e dinheiro que pode ser usado para investir nas mídias sociais que realmente podem gerar retorno.

Adapte sua linguagem de acordo com a mídia social que você utilizar

Se você quer ter sucesso em sua estratégia de gerenciamento de mídias sociais, é importante compreender que cada rede possui suas particularidades e você precisa respeitá-las para conquistar os resultados esperados para seu e-commerce.

O Twitter, por exemplo, é uma rede social muito dinâmica e as mensagens devem ser curtas e objetivas. Já o Facebook permite uma maior flexibilidade, não limitando a quantidade de palavras e aceitando bem várias abordagens diferentes. Já o LinkedIn exige uma linguagem mais formal, tendo em vista que seus usuários estão preocupados com a construção de sua rede profissional.

Esses são apenas exemplos para você entender a importância de adaptar sua linguagem de acordo com a rede social que está utilizando. Se tiver dúvidas, acompanhe o que tem sido feito pelos perfis de maior sucesso no segmento de sua loja virtual — inclusive seus concorrentes. Fazendo isso, você saberá como agir para sua estratégia ter resultados ainda melhores.

Determine objetivos claros e que façam a diferença para sua loja virtual

Muitas empresas investem nas mídias sociais sonhando em ter um grande número fãs e seguidores, além de um grande número de compartilhamentos de suas mensagens. E apesar de serem dados realmente importantes para medir o alcance de sua loja virtual nessas plataformas, é preciso lembrar que esses números jamais devem ser o objetivo final de sua estratégia.

A sua atuação deve ter como objetivo gerar tráfego para a sua loja virtual, gerar leads e, com isso, gerar mais vendas.

Publique conteúdo que seja interessante para seu cliente

O conteúdo que você compartilha com seus clientes nas mídias sociais é um fator chave para o sucesso de sua estratégia. E mais uma vez a compreensão de sua persona pode ajudá-lo a determinar quais conteúdos trabalhar nos seus perfis.

Por isso, produza artigos e postagens relevantes e de qualidade, capazes de atrair a atenção de seus clientes e que estejam relacionado a seu negócio. Falar sobre o que o cliente de seu e-commerce quer ouvir é a melhor maneira de atrair sua atenção para a sua loja virtual.

E agora que você conhece as melhores práticas para o gerenciamento de mídias sociais para e-commerce, aprenda também sobre as diferenças entre lojas físicas e lojas virtuais e aproveite o melhor desses dois modelos.