Quando o intuito é obter resultados para a loja virtual por meio do Facebook, de fato, não adianta soltar posts aleatórios e sem um padrão. Você pode até conseguir algumas curtidas, mas o objetivo final não será alcançado.

Para isso, é preciso seguir algumas boas práticas e atitudes que ajudam a impactar e estimular a ação do cliente. Afinal, se o trabalho é bem-feito, o resultado será um aumento das vendas e visibilidade no e-commerce.

Para ajudar você e sua empresa, neste post separamos 9 dicas para alavancar os resultados da sua loja virtual. Curioso? Então, prossiga com a leitura!

Entenda a importância do Facebook para aumentar a visibilidade no e-commerce

De fato, o Facebook é uma ferramenta poderosa para atrair visitantes para a sua loja virtual.

Uma maneira eficaz de atingir este objetivo é por meio da geração de conteúdos de qualidade na rede social. Além disso, você precisa estimular o diálogo e interagir com os seguidores. Assim, você instiga o usuário a clicar em seus links, como do e-commere ou de uma landing page de conversão.

Caso a venda não ocorra no primeiro contato, você poderá trabalhar os leads através do funil de vendas, levando-os até o estágio do fechamento.

Tenha em mente que a paciência é uma grande aliada nesse processo.

1. Utilize o Facebook para vender mais

Agora, você já sabe que a geração de conteúdo de valor é uma boa estratégia para atrair clientes para o seu site. No entanto, o Facebook permite outras ações para aumentar as vendas dentro da própria rede social.

Uma delas é a utilização de plugins específicos que transformam a sua fan page em uma loja virtual. A vantagem disso é que você utiliza a sua base de contatos para promover os seus produtos.

Por ser uma opção viável financeiramente e fácil de administrar, manter uma F-commerce (loja virtual no Facebook) vai trazer uma visão abrangente dos resultados por meio das diversas ferramentas de análise disponibilizadas.

Dessa maneira, investir em uma loja virtual no Facebook pode ajudar o seu e-commerce a aumentar a presença online e mensurar a aceitação do público.

2. Tenha frequência nas postagens

Essa é uma dica simples, mas de grande importância: mantenha regularidade nas suas publicações. O recomendado é postar, pelo menos, três vezes por dia para incrementar o tráfego e aumentar as suas vendas.

Agindo assim, o seu e-commerce terá presença contínua na rede social e o cliente se lembrará do seu produto.

3. Poste nos “horários nobres”

Assim como a TV tem os seus picos de audiência, o Facebook também possui horários nobres para as postagens. Veja, a seguir, quais dias e horários costumam impactar mais pessoas:

  • Sábados: dia em que as pessoas costumam acompanhar e comentar mais as postagens.
  • Segunda a sexta 12h00: o horário do almoço é o ideal para compartilhar posts, textos, imagens etc.
  • Segunda a sexta 19h00: após o expediente comercial apresenta melhor taxa de participação (audiência) na rede social.
  • Todos os dias: entre 11h00 e 16h00 é o melhor período para postar histórias em destaque ou notícias.

De uma forma genérica, estes são os melhores horários para postagens no Facebook. No entanto, o estilo de vida dos seus seguidores pode ter algumas peculiaridades relacionadas ao ramo de atuação.

O recomendado aqui é que você acompanhe os resultados e procure criar um cronograma seguindo aqueles horários que apresentam maior alcance e interação do público.

4. Utilize imagens para postar no Facebook

Você já deve ter escutado aquela velha máxima que diz “uma imagem vale mais que mil palavras”, certo? Entretanto, quando falamos de redes sociais, embora soe exagerada, essa frase pode ser considerada como conservadora.

A verdade é que o nosso cérebro processa sessenta mil vezes mais rápido uma imagem do que um texto nas redes sociais. Assim, quando for postar, escolha imagens atraentes e que tornem a sua linha do tempo esteticamente amigável.

5. Insira botões para compartilhamento nas redes sociais

Quando for postar um novo produto, promoção, ou até mesmo um artigo em seu blog, coloque botões para o Facebook — e outras redes sociais que o seu e-commerce estiver presente.

Dessa forma, seus clientes serão estimulados a compartilhar o conteúdo entre os seus amigos. E o resultado disso pode ser um aumento no alcance da postagem e nas suas vendas.

6. Inclua um CTA em cada post

Um “Call To Action” — ou simplesmente “CTA” — é, a grosso modo, uma solicitação que você faz ao seu cliente para que ele tome a atitude que você espera.

Desse modo, adicione um CTA com link para o produto divulgado no post. Isso pode estimular as vendas na sua loja virtual.

7. Veja outras estratégias que você pode utilizar para obter um bom retorno

Neste tópico, vamos listar algumas estratégias promocionais que você pode utilizar para alavancar as suas vendas:

  • promoções;
  • sorteios;
  • concursos;
  • eleger dias da semana para “P&R” (Perguntas e Respostas);
  • páginas de eventos;
  • enquetes;
  • grupos de discussão.

Cada uma dessas ações precisa ser desenvolvida seguindo algumas políticas do Facebook. Além disso, você precisa criar estratégias direcionadas para o seu ramo de atividade e público-alvo.

8. Crie campanhas com o Facebook Ads

Facebook Ads são anúncios pagos que, quando bem configurados, podem alavancar as vendas da sua loja virtual. Isso porque eles permitem uma ampla segmentação, alcance e interação com as publicações.

Uma dica é começar com um pequeno investimento para sentir os resultados e testar as configurações. Com o tempo, você ficará mais familiarizado e conseguirá desenvolver e analisar campanhas cada vez mais assertivas.

9. Analise a concorrência

Por último, é importante analisar como os concorrentes atuam nas redes sociais. Assim, não deixe de checar o que eles publicam, qual a frequência, o que aparenta trazer bons resultados ou não.

Aqui, você precisa investigar o que apresenta maior interação do público para aplicar ao seu negócio.

Coloque em prática as dicas que falamos ao longo do texto para alavancar as vendas da sua loja virtual.

Gostou deste artigo? Entendeu como o Facebook pode aumentar a visibilidade no e-commerce? Então, leia o nosso post que explica 4 boas práticas para o gerenciamento de mídias sociais que vão conquistar o seu público!